Expectativas para o E-Commerce no Brasil
A taxa de crescimento do e-commerce neste ano tende a ser menor que nos anos anteriores, mas o mercado continuará em expansão. A estimativa é de que o setor cresça 20% em relação a 2013, movimentando R$ 34,6 bilhões.
Vários fatores influenciaram nos resultados até o momento, como o Carnaval tardio, a quantidade de feriados prolongados no primeiro semestre e a Copa do Mundo. Ainda, as eleições e o menor ritmo da economia devem impactar negativamente no segundo semestre. Confira abaixo as expectativas para o e-commerce no Brasil.
Cenário Econômico
O desemprego deve continuar em baixa neste ano. Mas, as possibilidades de aumento da massa salarial é menor, pois a inflação está mantendo todos em alerta. Os estímulos econômicos que deram certo em 2012 e 2013 não surtirão mais efeito. Ainda, o parcelamento elástico e o frete grátis, dois dos principais atrativos do varejo digital, já estão em redução. Antes, era muito comum parcelar as compras em até 12 vezes em juros. Atualmente, o parcelamento mais comum é em até 10 vezes sem juros. Todos esses fatores devem contribuir para que o consumidor fique mais cauteloso na hora da compra.
O fator Copa do Mundo
A Copa do Mundo influenciou positivamente as vendas do comércio eletrônico brasileiro. Os jogos aumentaram a procura por televisores com mais tecnologia, de grandes proporções e com tela fina. Os artigos esportivos, como camisetas de seleções e produtos relacionados à competição ficaram entre os preferidos dos e-consumidores nos meses de Junho e Julho.
Tendências para 2014 e adiante
A mobilidade é uma das tendências mais fortes para os próximos anos. Não estamos nos referindo somente ao m-commerce, mas também para o crescimento do fenômeno chamado showrooming – quando o consumidor está em uma loja e pesquisa preços e informações em outros estabelecimentos, através do dispositivo smartphone. Isso permite que a decisão de compra fique por conta do fator conveniência.
Os e-consumidores
Até o final deste ano, o mercado online receberá mais 9 milhões de compradores. Este montante elevará o número total de consumidores para 60 milhões – equivalente a 30% da população brasileira. O crescimento da banda larga móvel deve contribuir para esse resultado.
Mais pedidos por aí
A expectativa para 2014 é que o número de pedidos feitos pela web seja 26% superior a 2013, atingindo 111,54 milhões. O tíquete médio deve permanecer na faixa dos R$ 300,00, com uma pequena variação de -5%, se comparado com o ano passado.
#teamescalena
Escalena Digital Sales é uma empresa de varejo online, que atua tanto com suas próprias lojas virtuais, como também na terceirização da gestão do e-commerce.
Fonte: Relatório WebShoppers 2014, edição 29.